segunda-feira, 7 de setembro de 2015

"Pai, eu já não posso continuar a ver isto."



 




A TVE PARA MIM ACABOU
(Fantástico testemunho de Ricardo Silveirinha contra as touradas) 


A minha família nāo desgostava de touradas. Não que se babassem por ir ver o Tito Capristano à Moita ou o Nelo Cagarras a Santarém, mas lá em casa, se passava uma Corrida, a malta ficava a ver. Nas férias andaluzes, chegados ao apartamento com sal mediterrânico, o meu Pai punha na TVE e até ao jantar sorvíamos a cantilena espanhola dos comentadores especialistas e 8 ou 10 toiros de morte.
Não éramos aficionados mas gostávamos de ver. Do espectáculo. Da arte do matador. Da faena. Da orquestra. Do tribalismo. Só não podíamos ver os cavaleiros. Gajos de jaqueta brilhante montados num cavalo a espetar farpas que se transformavam em bandeirinhas que acenavam ao público. Degradante. O cavaleiro é o cobarde da tourada, é o puto que insulta e depois foge. Tínhamos, eu e o meu Pai, um sonho: unir a Ibéria numa só tourada: matadores espanhóis, forcados portugueses. Os cavaleiros passariam a alisar a areia, a limpar os estábulos e a dar água aos toiros.
Olho a televisão com o canal público a dar tourada. Aquelas mesmas caras de sempre de olhar bovino. Caras de gente laranja, de bigodes falsamente aristocráticos, as famílias da "tradição", os betos e os que querem passar por betos, as calças caqui, os penteados, as patilhas, uma portugalidade meio bizarra que parece advir de promíscuas relações entre primos e irmãos. Esta gente que ali está atrás das tábuas funde-se com as vacas em noites de Inverno: por isso aquele bovino olhar, a mansidão das carecas reluzentes, a lhaneza.
 Não é fácil questionarmos as coisas que enquanto crescemos eram naturais. Mais difícil quando as víamos junto aos que amamos. O meu Pai gostava de ver e eu via e também gostava porque gostava dele. Vamos continuar a ir aos nossos sítios a que íamos sempre juntos. Vamos a Moledo, a Ceuta, a Sevilha, a Mijas, ao Forte de Peniche, às Caldas do Luiz Pacheco, a Vilarelho ouvir o Maestro Coca-Cola Killer ensinar Bach às gentes do campo, vamos continuar a ir ao Estádio da Luz e a abraçarmo-nos dentro dos golos do Benfica, mas, Pai, a TVE para mim acabou.
Há qualquer coisa de profundamente degradante nas touradas. Não é só o sofrimento do animal, é o espanto com que ele observa os animais da bancada. A incredulidade de estar perante a maldade do mundo. O toiro leva nos olhos uma tristeza de estar assistindo à vileza do humano. Porte imponente, músculos fortes, cornos pontiagudos, nobreza de carácter, mas os olhos... É nos olhos do toiro que nós vemos a sua ingenuidade. Uma criança perdida no meio da multidão.
O animal sorve a vida de forma natural. Passa anos a comer ervinhas, a ver pores-do-sol, a esfocinhar amorosamente com outros animais. Vive a vida em liberdade, em campos abertos de luz, por onde pode correr, parar, dormitar, ficar só a ver. Ficar só a viver. Recebe arco-íris com uma chuvinha que lhe molha a língua e as dentolas, afasta borboletas e mosquitos com um espirro, ressona e acorda os pássaros da árvore onde está encostado. O animal não reflecte sobre o mundo, mas vive-o. Sobretudo, sente-o. Os elementos da natureza são-lhe prazenteiros. É-lhe natural ir beberricar aquela água, comer este molhe de ervas, cagar ou mijar onde lhe apetecer. O céu é-lhe natural, as nuvens e o Sol, os caminhos de terra, as plantas, os passarinhos. Aquela brisa que vem em Agosto com cheiro a cereais. Ele levanta a cabeça, fecha os olhos e sente-a. Não pensa sobre ela, mas sabe-a.
De repente, uma arena! Um cubículo de areia com milhares de pessoas e vozes e urros! De repente, o horror. Chamam-no, assustam-no, dão-lhe palmadas na cabeça, espetam-lhe ferros frios no lombo. Encosta-se às tábuas, sente a madeira, procura um caminho para voltar para o campo. Está cercado. Cornetas, luzes, gritos. Rios de sangue escorrem-lhe pelo corpo. O peso das bandarilhas coloridas enquanto corre. Não entende aquilo, não sabe o porquê. Cansado, ofegante, em pânico, investe contra o carrossel de homens e cavalos que o rodeiam.
Baixa a cabeça, com as patas tenta furar o chão como se pudesse abrir um alçapão que o fizesse cair da arena para um prado onde corresse e lambuzasse as bochechas de outro toiro. Um campo aberto a céu aberto. Sem cornetas, sem pessoas, sem gritos, sem bandarilhas coloridas, sem bigodes quase aristocráticos, sem ferros frios no lombo, sem rios de sangue pelo corpo, sem maldade. O último sonho do toiro antes de morrer.

Ricardo Silveirinha (a quem, desde já, agradeço)

domingo, 6 de setembro de 2015

Refugiados que podíamos ser nós

Syrian refugees wait near the border railway station of Idomeni, northern Greece, to cross into Macedonia.  
Credit Santi Palacios/Associated Press


 Refugees Who Could Be Us 

 

WATCHING the horrific images of Syrian refugees struggling toward safety — or in the case of Aylan Kurdi, 3, drowning on that journey — I think of other refugees. Albert Einstein. Madeleine Albright. The Dalai Lama. And my dad.
In the aftermath of World War II, my father swam the Danube River to flee Romania and become part of a tide of refugees that nobody much cared about. Fortunately, a family in Portland, Ore., sponsored his way to the United States, making this column possible.
If you don’t see yourself or your family members in those images of today’s refugees, you need an empathy transplant.
Aylan’s death reflected a systematic failure of world leadership, from Arab capitals to European ones, from Moscow to Washington. This failure occurred at three levels:
■ The Syrian civil war has dragged on for four years now, taking almost 200,000 lives, without serious efforts to stop the bombings. Creating a safe zone would at least allow Syrians to remain in the country.
■ As millions of Syrian refugees swamped surrounding countries, the world shrugged. United Nations aid requests for Syrian refugees are only 41 percent funded, and the World Food Program was recently forced to slash its food allocation for refugees in Lebanon to just $13.50 per person a month. Half of Syrian refugee children are unable to go to school. So of course loving parents strike out for Europe.
■ Driven by xenophobia and demagogy, some Europeans have done their best to stigmatize refugees and hamper their journeys.
Bob Kitchen of the International Rescue Committee told me he saw refugee families arriving on the beaches of Greece, hugging one another and celebrating, thinking that finally they had made it — unaware of what they still faced in southern Europe.
“This crisis is on the group of world leaders who have prioritized other things,” rather than Syria, Kitchen said. “This is the result of that inaction.”
António Guterres, the head of the U.N. refugee agency, said the crisis was in part “a failure of leadership worldwide.”
“This is not a massive invasion,” he said, noting that about 4,000 people are arriving daily in a continent with more than half a billion inhabitants. “This is manageable, if there is political commitment and will.”
We all know that the world failed refugees in the run-up to World War II. The U.S. refused to allow Jewish refugees to disembark from a ship, the St. Louis, that had reached Miami. The ship returned to Europe, and some passengers died in the Holocaust.
Aylan, who had relatives in Canada who wanted to give him a home, found no port. He died on our watch.
Then there are the Persian Gulf countries. Amnesty International reports that Saudi Arabia, Kuwait and the United Arab Emirates haven’t accepted a single Syrian refugee (although they have allowed Syrians to stay without formal refugee status). Meanwhile, Saudi Arabia’s bombings of Yemen have only added to the global refugee crisis.
We Americans may be tempted to pat ourselves on the back. But the U.S. has accepted only about 1,500 Syrian refugees since the war began, and the Obama administration has dropped the ball on Syria — whether doing something hard like using the threat of missiles to create a safe zone, or something easy like supporting more schools for Syrian refugee children in neighboring countries.
Granted, assimilating refugees is difficult. It’s easy to welcome people at the airport, but more complex to provide jobs and absorb people with different values. (In Jordan, I once visited a refugee family hoping for settlement in the United States and saw a poster of Saddam Hussein on the wall; I wondered how that adjustment would go.)
In any case, let’s be clear that the ultimate solution isn’t to resettle Syrians but to allow them to go home.
“Stopping the barrel bombs will save more refugees dying on the route to Europe than any other action, because people want to return to live in their homes,” noted Lina Sergie Attar, a Syrian-American writer and architect.
There has been a vigorous public debate about whether the photo of Aylan’s drowned body should be shown by news organizations. But the real atrocity isn’t the photo but the death itself — and our ongoing moral failure to save the lives of children like Aylan.






Human rights, women’s rights, health, global affairs.




Refugiados: Imagens terríveis de quem a paz procura e nem sempre a encontra

 
 
 
 
 
 

fotos in 
http://www.cnbc.com/2015/09/03/europes-migrant-and-refugee-crisis-in-photos.html?slide=9



Título meu.

O minotauro global


America, Europe and the Future of the Global Economy, is the subtitle of the new edition (cover on the left above). The original, 2011, edition’s subtitle was America, the True Causes of the Financial Crisis and the Future of the World Economy (cover on the right above).

RECOMMENDATIONS

The book is one of those exceedingly rare publications of which one can say they are urgent, timely and absolutely necessary.’ – Terry Eagleton
‘Yanis is one of the best, brightest and most innovative economists on the planet’ – Steve Keen, author of ‘Debunking Economics’
‘In the most comprehensive guide to the contemporary economic crisis yet written, Yanis Varoufakis traces out the path from post-war US economic supremacy to the current predicament. This book’s provocative thesis, written in lively and impassioned prose, is that which neither the US nor the EU nor any other nation can now restore robust global growth. Whether you agree or disagree, this book’s lively and impassioned prose will engage you both heart and mind, and hold you in thrall to the last word. The Global Minotaur is a masterwork that registers for all time the challenge of our time.’ – Prof. Gary Dymski, University of California, Riverside
‘If you want to know how serious the current crisis is, you should read his book. With much eloquence, Yanis Varoufakis argues that the current financial problems are connected to the emerging fault lines of the international monetary system. The US (the Minotaur) used to govern the international monetary system, but no more; and this crucially means that there is no surplus recycling mechanism that can reliably stabilise the world economy. The elephant in the room, so to speak, is a stumbling Minotaur.’ – Prof. Shaun Hargreaves-Heap, University of East Anglia
‘Yanis Varoufakis is a rare economist: skilled at explaining ideas, happy to join in public debates and able to put his discipline in a broader context. You may not agree with what he says, but you’ll enjoy the way he says it.’ –
Aditya Chakrabortty, The Guardian lead economics writer

DESCRIPTION

In this remarkable and provocative book, Yanis Varoufakis explodes the myth that financialisation, ineffectual regulation of banks, greed and globalisation were the root causes of the global economic crisis. Rather, they are symptoms of a much deeper malaise which can be traced all the way back to the Great Crash of 1929, then on through to the 1970s: the time when a ‘Global Minotaur’ was born. Just as the Athenians maintained a steady flow of tributes to the Cretan beast, so the ‘rest of the world’ began sending incredible amounts of capital to America and Wall Street. Thus, the Global Minotaur became the ‘engine’ that pulled the world economy from the early 1980s to 2008.
Today’s crisis in Europe, the heated debates about austerity versus further fiscal stimuli in the US, the clash between China’s authorities and the Obama administration on exchange rates are the inevitable symptoms of the weakening Minotaur; of a global ‘system’ which is now as unsustainable as it is imbalanced. Going beyond this, Varoufakis lays out the options available to us for reintroducing a modicum of reason into a highly irrational global economic order.
An essential account of the socio-economic events and hidden histories that have shaped the world as we now know it.

TABLE OF CONTENTS

TEXTS RELATED TO THE SECOND EDITION

ABOUT THE AUTHOR

So far, also available in German, in Greek, in Italian, in Spanish, in Czech and, most recently, in Finnish (for the Preface to the Finnish edition, click here)

(Click the icons below to be taken to the specific foreign language edition.)

Yanis Varoufakis - austeridade - Europa



Uma entrevista muito interessante, muito útil para a compreensão desta temática (desta realidade).

Com Yanis Varoufakis, o grande e excelente economista grego que a UE conheceu e cujas intervenções, memoráveis, para sempre recordarei.

sábado, 5 de setembro de 2015

A tourada vista por um médico veterinário


Dr. Vasco Reis - o único expert português que tem a coragem de dar a cara e o nome pela abolição da selvajaria tauromáquica em Portugal. Por isso tem a minha admiração e respeito.




Os animais humanos e não humanos são seres dotados de sistema nervoso, mais ou menos desenvolvido, que lhes permitem sentir e tomar consciência do que se passa em seu redor e do que é agradável, perigoso e agressivo e doloroso.

Estes seres experimentam sensações, emoções e sentimentos muito semelhantes. Este facto leva-os a utilizar mecanismos de defesa e de fuga, sem as quais, não poderiam sobreviver. Portanto, medo e dor são condições essenciais de sobrevivência.

Afirmar-se que nalguma situação não medicada, algum animal possa não sentir medo e dor se for ameaçado ou ferido, é testemunho da maior ignorância, ou intenção de negar uma verdade vital.

A ciência revela que o esquema anatómico, a fisiologia e a neurologia do touro, do cavalo e do homem e de outros mamíferos são extremamente semelhantes.

As reacções destas espécies são análogas perante a ameaça, o susto, o ferimento. O senso comum apreende e a ciência confirma-o.

Depois desta explicação, imaginem o sofrimento horrível que uma pessoa teria se fosse posta no lugar de um touro capturado e conduzido ao “calvário” de uma tourada.

Conclusão comportamental ética?

Seres humanos (tauromáquicos) não devem infligir a outros seres de sensibilidade semelhante (touros e cavalos), sofrimentos a que os próprios infligidores (tauromáquicos) não aceitariam ser submetidos.

Na tourada à portuguesa importa mencionar o terrível sentimento de claustrofobia e pânico que o touro sofre desde que é retirado violentamente da campina e transportado em aperto até à arena. Depois, há o maltrato com a finalidade de o enfraquecer física e animicamente antes de ser toureado.

Na arena, o touro enfrenta a provocação e a tortura durante a lide e no fim desta, com a retirada sempre violenta e muito dolorosa das bandarilhas, rasgando ou cortando mais o couro sem qualquer anestesia.

No final de tudo, o animal é metido no transporte, esgotado, ferido e febril, em acidose metabólica horrível que o maldispõe e intoxica, até que a morte o liberte de tanto sofrimento.

O cavalo sofre um esgotamento e terrível tensão psicológica ao ser usado como veículo, sendo dominado, incitado e lançado pelo cavaleiro e obrigado a enfrentar o touro, quando a sua atitude natural seria a de fuga e de pôr-se a uma distância segura.

À força de treino, de esporas que o magoam e ferem, de ferros na boca e corrente à volta da mandíbula, que o magoam e o subjugam, o cavalo arrisca morte por síncope/paragem cardíaca, ferimentos mais ou menos graves, até a morte na arena.

É difícil, senão impossível, acreditar que toureiros e aficionados amem touros e cavalos, quando os submetem a violência, risco, sofrimento.
Questiono-me porque se continua a permitir uma actividade que assenta na violência e no sofrimento público de animais, legalizado e autorizado por lei e até apreciado, aplaudido e glorificado por alguns?

E uma verdadeira democracia não permite nem legaliza a tortura. E você?



Vasco Reis,13.6.13
Publicado no Algarve Jornal 123, Portimão, Algarve, Portugal

Fonte:


Partilhado do blogue da Isabel Ferreira http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/