domingo, 20 de janeiro de 2013

Orçamento da Assembleia da República para o ano de 2013



 


Pág.6626 - Diário da República, 1.ª série, N.º 222, de 16 de novembro de 2012
U.M. Euro
 
 

01. DESPESAS COM PESSOAL 42.174.204,00

01.01 Remunerações certas e permanentes 31.531.365,00

01.01.01 Titulares de órgãos de soberania: Deputados 9.803.094,00

01.01.01ª Vencimentos ordinários de Deputados 9.048.644,00

01.01.01b Vencimentos Extraordinários de Deputados 754.450,00

01.01.03 Pessoal dos SAR e GAB- Vencimentos e Suplementos 11.116.950,00

01.01.05 Pessoal além dos Quadros – GP´s 6.127.139,00

01.01.05ª Pessoal além dos Quadros – GP´s: Vencimentos 5.563.180,00

01.01.05b Pessoal além dos Quadros – GP´s: Sub.Férias e Natal 518.959,00

01.01.05c Pessoal além dos Quadros – GP´s:

Doença e Maternidade/Paternidade 21.500,00

01.01.05d Pessoal além dos Quadros – GP´s: Pessoal aguardando aposentação 23.500,00

01.01.06 Pessoal contratado a termo 186.000,00

01.01.07 Pessoal em regime de tarefa ou avença 243.200,00

01.01.08 Pessoal aguardando aposentação (SAR) 76.300,00

01.01.09 Pessoal em qualquer outra situação 978.540,00

01.01.11 Representação (certa e permanente) 1.216.479,00

01.01.12 Subsídios, Suplementos e Prémios (certos e permanentes) 33.000,00

01.01.13 Subsídio de refeição 683.393,00

01.01.13ª Subsídio de refeição (Pessoal dos SAR) 453.393,00

01.01.13b Subsídio de refeição (Pessoal dos GP´s) 3; 9 230.000,00

01.01.14 Subsídios de férias e de Natal (SAR) 1.017.270,00

01.01.15 Remunerações por doença e maternidade/paternidade (SAR) 50.000,00

01.02 Abonos Variáveis e Eventuais 4.195.074,00

01.02.02 Trabalhos em dias de descanso, feriados e horas extraordin. 470.000,00

01.02.02ª Trabalhos em dias de descanso e feriados (SAR) 130.000,00

01.02.02b Horas extraordinárias (GP´s) 3; 340.000,00

01.02.03 Alimentação, alojamento e Transporte 155.000,00

01.02.03ª Alimentação 87.000,00

01.02.03b Alojamento 33.000,00

01.02.03c Transportes 35.000,00

01.02.04 Ajudas de custo 3.060.412,00

01.02.04ª Ajudas de custo: Funcionários SAR e GAB 143.234,00

01.02.04b Ajudas de custo: Outras 10.650,00

01.02.04c Ajudas de custo: Deputados 2.906.528,00

01.02.05 Abono para falhas 5.000,00

01.02.08 Subsídios e abonos de fixação, residência e alojamento 23.500,00

01.02.12 Subsídios de Reintegração e Indemnizações por cessação 418.342,00

01.02.12ª Subsídio de reintegração (Deputados) 395.342,00

01.02.12b Indemnizações por cessação de funções 3.000,00

01.02.13 Outros suplementos e prémios 38.500,00

01.02.14 Outros abonos em numerário ou espécie 24.320,00

01.03 Segurança Social 6.447.765,00

01.03.01 Encargos com Saúde 486.650,00

01.03.01ª Encargos com a saúde (SAR) 326.150,00

01.03.01b Encargos com a saúde (GP´s) 40.500,00

01.03.01c Encargos com a saúde (Deputados) 120.000,00

DESPESAS CORRENTES

01.03.02 Outros Encargos com Saúde 1.000,00

01.03.02ª Outros encargos com a saúde (SAR) 1.000,00

01.03.03 Subsídio Familiar a crianças e jovens 35.575,00

01.03.03ª Subsídio familiar a crianças e a joven s (SAR) 28.830,00

01.03.03b Subsídio familiar a crianças e a jovens (GP´s) 5.225,00

01.03.03c Subsídio familiar a crianças e a jovens (Deputados) 1.520,00

02.02.01ª Encargos das instalações:

Água 80.000,00

02.02.01b Encargos das instalações: Electricidade 638.000,00

02.02.01c Encargos das instalações: Gás (fornecimento) 65.000,00

02.02.02 Limpeza e higiene 780.000,00

02.02.03 Conservação de bens 658.010,00

02.02.04 Locação de edifícios 72.015,00

01.03.04 Outras prestações familiares e complementares 307.325,00

01.03.04ª Outras prestações familiares e complementares (SAR) 211.100,00

01.03.04b Outras prestações familiares e complementares (GP´s) 81.500,00

01.03.04c Outras prestações familiares e complementares (Deputados) 14.725,00

01.03.05 Contribuições para a Segurança Social 2.790.890,00

01.03.05ª Contribuições para a segurança social (SAR) 379.120,00

01.03.05b Contribuições para a segurança social (GP´s) 1.116.000,00

01.03.05c Contribuições para a segurança social (Deputados) 1.295.770,00

01.03.06 Acidentes em serviço e doenças profissionais 219.530,00

01.03.06ª Acidentes em serviço e doenças profissionais (SAR) 219.000,00

01.03.06b Acidentes em serviço e doenças profissionais (GP´s) 530,00

01.03.09 Seguros 58.450,00

01.03.09ª Seguros (SAR) 500,00

01.03.09c Seguros (Deputados) 57.950,00

01.03.10 Outras despesas de segurança social – CGA 2.548.345,00

01.03.10ª Outras despesas de segurança social – CGA (SAR) 1.719.745,00

01.03.10b Outras despesas de segurança social – CGA (GP´s) 200.000,00

01.03.10c Outras despesas de segurança social – CGA (Deputados) 628.600,00

02. Aquisição de bens e serviços 16.324.860,00

02.01 Aquisição de Bens 1.501.292,00

02.01.02 Combustíveis e lubrificantes 115.290,00

02.01.04 Limpeza e higiene 65.000,00

02.01.07 Vestuário e artigos pessoais 80.000,00

02.01.08 Material de Escritório 249.570,00

02.01.08ª Material de escritório 63.030,00

02.01.08b Consumo de papel 51.540,00

02.01.08c Consumíveis de informática 135.000,00

02.01.09 Produtos químicos e farmacêuticos 9.000,00

02.01.11 Material de consumo clínico 4.000,00

02.01.13 Material de consumo hoteleiro 15.000,00

02.01.14 Outro material – peças 3.000,00

02.01.15 Prémios, condecorações e ofertas 81.710,00

02.01.16 Mercadorias para venda 293.250,00

02.01.17 Ferramentas e utensílios 2.000,00

02.01.18 Livros e documentação e outras fontes de informação 262.454,00

02.01.18ª Livros e documentação 60.950,00

02.01.18b Outras fontes de informação 201.504,00

02.01.19 Artigos honoríficos e de decoração 36.618,00

02.01.21 Outros Bens e Consumíveis 284.400,00

02.01.21ª Consumíveis de gravação audiovisual 36.000,00

02.01.21b Outros bens 248.400,00

02.02 Aquisição de Serviços 14.823.568,00

02.02.01 Encargos das instalações 783.000,00

02.02.05 Locação de material de informática 1.000,00

02.02.06 Locação de material de transporte 228.000,00

02.02.08 Locação de outros bens 719.300,00

02.02.09 Comunicações 804.800,00

02.02.09ª Comunicações – Acessos Internet 96.200,00

02.02.09b Comunicações fixas – Dados 30.000,00

02.02.09c Comunicações fixas –Voz 415.500,00

02.02.09d Comunicações Móveis 205.100,00

02.02.09e Comunicações – Outros serviços

(Consult./outsouc./etc) 12.000,00

02.02.09f Comunicações – Outros (CTT/Correspondência) 46.000,00

02.02.10 Transportes 3.588.892,00

02.02.10aTransportes: Deputados 3.317.379,00

02.02.10bTransportes: Outras situações 271.513,00

02.02.11 Representação dos serviços 178.160,00

02.02.12 Seguros 42.670,00

02.02.13Deslocações e Estadas 1.401.996,00

02.02.13aDeslocações – viagens 850.364,00

02.02.13bDeslocações – Estadas 551.632,00

02.02.14 Estudos, pareceres, projectos e consultadoria 406.400,00

02.02.15 Formação 157.450,00

02.02.16 Seminários, Exposições e similares 92.398,00

02.02.17 Publicidade 69.267,00

02.02.18Vigilância e segurança 180.000,00

02.02.19 Assistência técnica 2.287.198,00

02.02.20 Outros Trabalhos Especializados 2.329.786,00

02.02.20ª Outros trabalhos especializados Diários da Assembleia da República 35.055,00

02.02.20b Serviços de restaurante, refeitório e cafetaria 849.149,00

02.02.20c Outros trabalhos especializados 1.445.582,00

02.02.21 Utilização de infraestruturas de transportes 10.000,00

02.02.22 Serviços Médicos 28.200,00

02.02.25 Outros serviços 5.026,00

03. Juros e Outros Encargos 9.000,00

03.06 Outros Encargos Financeiros 9.000,00

03.06.01 Outros Encargos Financeiros 9.000,00

04. Transferências Correntes 46.450,00

04.01 Entidades não Financeiras 39.450,00

04.01.02 Entidades Privadas 39.450,00

04.01.02ª Grupo Desportivo Parlamentar 14.450,00

04.01.02b Associação dos Ex-Deputados 25.000,00

04.09 Transferências Correntes – Resto do Mundo 7.000,00

04.09.03 Países terceiros – Cooperação Interparlamentar 7.000,00

05. Subvenções 880.081,00

05.07 Subvenções a Instituições sem fins lucrativos 880.081,00

05.07.01 Subvenções aos Grupos Parlamentares 880.081,00

05.07.01ª Subvenção para encargos de assessoria aos deputados 679.136,00

05.07.01b Subvenção para os encargos com comunicações 200.945,00

06. Outras Despesas Correntes 3.307.248,00

06.01 Dotação provisional 3.000.000,00

06.01.01 Dotação provisional 3.000.000,00

06.02 Diversas 307.248,00

06.02.01 Impostos e taxas 100.000,00

06.02.03 Outras 207.248,00

06.02.03ª Quotizações 193.848,00

06.02.03b Outras Despesas correntes não especificadas 13.400,00

DESPESAS DE CAPITAL 3.874.390,00

07. Aquisição de Bens de Capital 3.354.390,00

07.01 Investimentos 2.194.390,00

07.01.03 Edifícios 440.000,00

07.01.06 Material de transporte 49.000,00

07.01.07 Equipamento de Informática 357.250,00

07.01.07ª Material de informática: HW de comunicação 192.250,00

07.01.07b Material de informática: Outro HW 165.000,00

07.01.08  Software de Informática 449.450,00

07.01.08b Software informático: Outro SW 449.450,00

07.01.09  Equipamento Administrativo 140.000,00

07.01.09ª Equipamento administrativo de comunicação 5.000,00

07.01.09b Outro equipamento administrativo 135.000,00

07.01.12 Artigos e objetos de valor 5.000,00

07.01.15 Outros Investimentos 753.690,00

07.01.15ª Equipamento Audiovisual 753.690,00

07.03 Bens de Domínio Público 1.160.000,00

07.03.02 Edifícios 1.160.000,00

08. Transferências de Capital 20.000,00

08.09 Resto do Mundo 20.000,00

08.09.03 Países terceiros e Og. Int. – Cooperação Interparlamentar 20.000,00

11. Outras Despesas de Capital 500.000,00

11.01 Dotação provisional 500.000,00

11.01.01 Dotação provisional 85 500.000,00

TOTAL DA DESPESA PARA FUNCIONAMENTO 66.616.233,00

Vejam agora, alguns dos valores a título de Subvenções Estatais :

05.07.01 Subvenções Políticas 63.315.219,00

05.07.01c Subvenções aos Partidos e Forças Políticas representados 14.510.941,00

05.07.01d Subvenções aos Partidos e Forças Políticas NÃO representados 342.518,00

05.07.01 e Subvenção estatal para campanhas eleitorais – FORÇAS POLÍTICAS 48.461.760,00

 

 

Para um órgão que DEFENDE os interesses do cidadão comum – Provedoria de Justiça –, vejam as correspondentes subvenções:

04.03.05.52.02 PROV. JUST. – Transferências OE-correntes 4.831.731,00

08.03.06.52.02 PROV. JUST. – Transferências OE-capital 63.100,00

Total para a Provedoria -  4.894.831,00

 

TOTAL DA DESPESA ORÇAMENTAL: 140.219.365,00



Listas Lagarde - a guardar evasores fiscais?





O Parlamento grego decidiu que o ex-ministro das Finanças Giorgos Papaconstantinou será ouvido para responder às acusações de ter manipulado a apelidada "lista Lagarde".
Papaconstantinou é suspeito de ter modificado a lista de cerca de 2000 nomes de gregos com depósitos avultados no banco suíço HSBC não declarados ao fisco grego.


A lista, entregue pela então Ministra das Finanças do Governo Sarkozy, "perdeu-se" na altura, entre a gaveta do ministro e os corredores do poder, tendo sido recriada por Evangelos Venizelos, sucessor de Papaconstantinou.

As autoridades gregas, que pediram entretanto a lista original às autoridades francesas, notaram que três nomes na lista original estavam ausentes da oficiosa: o de uma prima de Papaconstantinou, do marido desta, e ainda da mulher de outro primo do então ministro. Tudo em família, portanto.
O Parlamento e as autoridades gregas cedem assim à intensa pressão do povo grego, que compreensivelmente não se conforma com a complacência das autoridades para com os milhares de milhões criminalmente evadidos ao fisco pelas suas elites, enquanto vê o seu nível de vida degradar-se drasticamente e a economia do país arrasada, após anos de austeridade imposta pela Europa e pelo FMI.

E em Portugal?
Poucos parecem preocupar-se em saber se o Governo português recebeu ou não também a sua "lista Lagarde" (eu enviei duas cartas a Christine Lagarde sobre o assunto - vd abaixo).
Mas sabemos que o Ministro Teixeira dos Santos teve acesso à lista de portugueses com contas parqueadas no Liechtenstein.
Em vez de serem tornadas publicas estas listas - tal como pedi na altura a Teixeira dos Santos, e também a Vitor Gaspar (vd abaixo) - continuamos sem saber que diligências tomou o Estado português para recuperar esses activos que tanta falta fazem ao erário público. Se é que tomou alguma.

Sabemos também que, em virtude do acordo de troca de informação fiscal celebrado com a Suíça, Portugal poderia ter acesso às contas de portugueses em bancos naquele país, informação imprescindível para o Ministério Público poder agir com processos-crime.
Mas não: o Governo de Passos Coelho preferiu, com o RERT III, oferecer amnistia fiscal a todos os evasores, garantindo-lhes sigilo no que respeita à sua identidade e origem dos capitais, mediante o pagamento de uma taxa de...7,5%!!! o que muitos fizeram, convenientemente, antes de o Acordo com a Suíça entrar em vigor.
Como aparentemente fez Ricardo Salgado, o CEO do BES, que, segundo o Jornal I de ontem, invoca "esquecimento" para não ter declarado ao fisco a bagatela de 8.5 milhões de capitais próprios...
Segundo o "Sol" de 21.12.12 "Ricardo Salgado foi prestar declarações no processo Monte Branco, esta terça-feira, para esclarecer milhões de euros que colocou no estrangeiro até 2010 e que não declarara ao Fisco. Trata-se de capitais movimentados para fora de Portugal através dos serviços da Akoya Asset Management, fundada em 2009, e do seu líder, o suíço Michel Canals".

A Akoya é considerada a maior rede de fraude fiscal e de branqueamento de capitais que operou em Portugal. Por acaso conta entre os seus accionistas o Sr. Alvaro Sobrinho, da Newshold que quer fazer negócio com o Ministro Miguel Relvas e comprar a RTP (vd D.Economico de 28.12.12) Tudo imaculado, está bem de ver.

Segundo o Jornal I, o esquecido banqueiro Salgado teve de corrigir por diversas vezes a declaração de IRS que fez em 2011 e por isso terá acabado por pagar 4,5 milhoes de euros.
Claro que tudo isto só se sabe porque o MP abriu a investigação "Monte Branco" e topou que o Dr. Salgado e a Akoya tinham relações...

O que continua a não se saber é quanto o Dr. Salgado poupou por ter transferido tudo o que transferiu para o exterior, durante anos, sem nada declarar ao Estado, só corrigindo quando foi apanhado pelo MP e, presume-se, pagando apenas 7,5% de imposto, taxa para proteger os ricos evasores fiscais no esquema engendrado no OE 2012 pelo Governo de Passos/Gaspar/Portas e Paulo Nuncio, o Secretário de Estado do Tesouro - e do CDS/PP - especialista na matéria.

Mas não era elementar, até para a credibilidade e descanso do BES, que o Dr. Salgado explicasse a que montante depositado no exterior corresponde a quantia de 4,5 milhoes que pagou ao fisco, em correcção do seus "esquecimentos"?

E não era elementar que o Governo prestasse contas aos portugueses sobre as quantias que o Estado cobrou e deixou de cobrar, ao deixar corrigir os "esquecimentos" do banqueiro Salgado?
E que montante afinal deixou que ele mantivesse a bom recato em cofres no exterior do país?
E com que justificação, quando sobrecarrega violentamente os contribuintes que nunca se "esqueceram" de pagar impostos e que ganham o que o Dr. Salgado pode gastar em amendoins?

É que quando o Estado impõe os níveis confiscatórios e iníquos de impostos que Gaspar/Coelho/Portas impuseram este ano às classes médias e pobres, era elementar tornar transparentes as doçuras por eles oferecidas ao banqueiro Salgado...


Carta a Teixeira Santos:
http://www.anagomes.eu/PublicDocs/5c2d7dc4-0c28-47aa-b7c0-967a30208be6.pdf

Carta a Vitor Gaspar: http://www.anagomes.eu/PublicDocs/8ca362d1-55fb-4ba3-bf9e-fc8a8ec46d27.pdf

 Publicado pela Dra. Ana Gomes no seu blogue Causa Nossa, 18.1.2013.

 Á AGORA, VALE A PENA LER, TAMBÉM, ESTE BELO POST SOBRE ESTE "BELO" ASSUNTO:
http://puxapalavra.blogspot.pt/2013/01/o-destaque-de-1-pagina-do-i-para-um-sr.html