O resultado das eleições de dia 18 lembraram-me o livro As Notícias. Um manual de utilização. Nele, Alain de Botton lembra-nos que agora as notícias ocupam nas nossas vidas a mesma posição dominante antes ocupada pelas religiões. Nas sociedades modernas, temos hoje ao ligar a televisão para ver o jornal do dia ou da noite a mesma atenção que outrora se tinha quando se ia à missa. E para muitos, a informação tornou-se num credo filtrado pelas suas ideias: só acreditam nos seus próprios deuses e abominam os dos povos vizinhos.
Na manhã de domingo, ainda longe de sabermos o resultado, várias televisões preteriram um antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e preferiram ouvir em directo o líder do Chega, André Ventura, minutos depois de votar. Ouviram-no falar do seu estado de saúde – admitindo que ainda não tinha feito todos os exames médicos — e dizer que ainda ia à missa, onde e a que horas. Explicou qual era a sua rotina de domingo. Só depois ouviram Cavaco a falar da importância das eleições em democracia.
A pergunta que se impõe é porque é que consideraram mais importante ouvir primeiro Ventura. Precisamos de saber que ele vai à missa e como está a sua saúde? Qual é o valor-notícia? Dias antes, jornalistas de várias televisões andaram numa espécie de rali entre as portas de hospitais em que Ventura foi sendo internado com refluxo gástrico, dedicando mais horas a isso do que à campanha eleitoral. André Ventura tornou-se num combustível de audiências e sabe disso. Em troca, usa as televisões para espalhar o seu evangelho. Cada um fornece ao outro o que precisa num circuito autofágico.
O estado a que chegamos, porém, não pode ser encarado como sendo inevitável. E na democracia e nos media, principalmente nas televisões privadas, torna-se de novo imperativo lembrar a mensagem do poema de Dylan Thomas: "Do not go gentle into that good night/Rage, rage against the dying of the light."
Estamos já para lá dos efeitos da desinformação. As televisões privadas apostaram no alheamento informativo que entretém – e faz subir audiências e lucro – ignorando que estão a ser instrumentais para um programa de redefinição política e social. Honra seja feita ao bom exemplo da RTP, que se mantém como último reduto, na maioria das vezes. É necessário arrepiar caminho a bem do nosso futuro colectivo e democrático. Estas eleições devem servir de reflexão a todos — inclusive aos jornalistas, que muitas vezes se colocam de fora do problema. Nunca foi tão importante salvaguardar critérios editoriais. O que fazemos tem, de facto, impacto nas decisões de cada um, no futuro.
No PÚBLICO temos essa preocupação diária. E em Abril apostamos numa grande operação de verificação de factos dos debates entre os vários candidatos às eleições legislativas. Pode ver alguns dos artigos escritos pela Bárbara Baltarejo e pela Marta Leite Ferreira em destaque na página da Prova dos Factos – com especial enfoque no debate que cativou mais interesse: o que opôs Luís Montenegro a Pedro Nuno Santos.
E a propósito dos debates eleitorais, fizemos um quiz. Será que sabe se o que disseram os candidatos é verdade ou mentira? Descubra se esteve mesmo atento e mais protegido da desinformação nos debates.
Abril foi também o mês em que foi divulgado um relatório do Medialab do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, com o qual o PÚBLICO tem uma parceria num projecto para a detecção e desconstrução de narrativas de desinformação. O relatório conclui que o deputado do Chega, Pedro dos Santos Frazão, deu "projecção nacional" a desinformação de extrema-direita.
Continuando no Chega, ficou célebre o episódio televisivo em que André Ventura foi apanhado a mentir sobre o tamanho da casa em que vive. Num despique com Mortágua, num debate, repetira que a casa tinha "30 metros quadrados" e não era "um palacete como os do BE". No dia seguinte, na SIC, disse que foi um lapso. Afinal tem 70 metros quadrados.