sábado, 30 de janeiro de 2016

Não há dinheiro para os mais pobres mas há benefícios fiscais para os mais ricos


Clicar no documento para ampliar.

in http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/divulgacao/estatisticas/Contribuintes_com_benef%C3%ADcios_fiscais_2014.htm



Os ricos filhos do fisco


Foi publicada a lista das empresas que receberam benefícios fiscais do IRC em 2014.
Ver lista em formato Excel no site da AT. São mais de 16.000 e, no total, são mil milhões de euros, o suficiente para evitar o corte nas pensões  e para repor os vencimentos dos funcionários.

 A lista das empresas com benefícios superiores a 4 milhões de euros de benefício é a seguinte:

O valor global das receitas que o Estado perdeu com 35 empresas foi de cerca de 400 milhões de euros.

Um benefício fiscal é um privilégio fiscal, um tratamento de favor, uma exceção que distingue uns portugueses de outros.
Uma exceção, afinal, ao princípio da igualdade entre todos os portugueses.

Um benefício fiscal é igual a um subsídio do Estado, e quem paga estes benefícios fiscais são os portugueses. Cada um deles.

Por que razão não há dinheiro para o pagamento das pensões da Segurança Social aos mais pobres, tendo-se cortado nas pensões mais baixas, e, ao mesmo tempo, se entrega de bandeja 50 milhões de euros ao Fundo de Pensões do Banco de Portugal, 24 milhões à EDP e 7 milhões à PT da zona franca da Madeira?

O que é que o país ganha com isto? Será justo que se obriguem os portugueses mais pobres a pagar valores brutais de impostos e depois se entreguem assim, 50 milhões por ano a uma empresa da zona franca da Madeira?

Esta lista mostra-nos que a austeridade não é uma fatalidade. Nem o défice. E que Portugal até podia ter um défice anual igual a zero... Mas para isso era necessário que todos pagássemos por igual, claro, incluindo as grandes empresas.
Essa, seria a reforma das reformas que, provavelmente, nunca vai acontecer.

É para dar milhões em benefícios fiscais em sede de IRC que aumentaram o IVA sobre bens essenciais ou sobre a eletricidade?

É para dar benefícios fiscais aos fundos de pensões que pagam as pensões de Cavaco Silva, Campos e Cunha, Ricardo Salgado, Teodora Cardoso, Oliveira e Costa, Jardim Gonçalves e muitos, muitos mais?


Triste país, este, que mereceu desta gente!






Javali atirado pelo penhasco por montanhistas (vídeo)

Montanhistas, em Espanha (Picos da Europa), a atirarem um javali de um penhasco abaixo! Criminosos! No seio da Natureza, no habitat do pob...