domingo, 5 de agosto de 2012

Como os Políticos enriquecem em Portugal

Alguns exemplos, alguns exemplos!



Como os Políticos Enriquecem em Portugal, um livro de António Sérgio Azenha com prefácio e apresentação de Henrique Neto.
Ministros e secretários de Estado em Portugal que ganhavam menos de 6.000 euros mensais mas que, depois de saírem do Governo, passaram (muitos deles) para empresas tuteladas pelo Estado onde os seus salários duplicaram, triplicaram, quadruplicaram...
Essa transferência milionária dos políticos para a esfera empresarial é legal face a um quadro legislativo permissivo. Mas será eticamente correta? A passagem pelo Governo, em demasiados casos, não será apenas um trampolim para a riqueza? Como os Políticos Enriquecem em Portugal dá-nos a conhecer uma amostra representativa.
Desde 1995, os rendimentos da classe podem ser consultados no Tribunal Constitucional, e há casos em que os aumentos rondaram os 3.000%, o que equivale a, por exemplo, ganhar cerca de 22.000 € anuais antes de entrar para o Governo e perto de 700.000 € anuais depois dele sair.
Num trabalho de enorme rigor, António Sérgio Azenha dá-nos a conhecer o percurso de 15 casos emblemáticos, com todos os factos, números, percursos profissionais, que afinal parecem ser apenas um, tal a perturbante semelhança entre eles.