terça-feira, 15 de março de 2022

Bolonha e a ascensão das universidades medievais

 



                                         Detalhe da miniatura de um aluno lendo em seu quarto. 


A Europa é o lar de muitas das universidades mais antigas e renomadas do mundo. A primeira instituição europeia deste tipo foi fundada em Bolonha no século XI, e logo foi seguida por estabelecimentos semelhantes em Paris e Oxford, levando a uma ampla rede de universidades em todo o continente. Hoje, as universidades europeias recebem dezenas de milhões de estudantes todos os anos, vindos de vários cantos do globo. Estas instituições têm desempenhado um grande papel no desenvolvimento do ensino superior e da investigação, tanto à escala europeia como internacional.

O ponto de partida deste desenvolvimento – a fundação da Universidade de Bolonha e outras universidades medievais – é, portanto, um fenômeno histórico significativo. Foi o resultado de uma combinação complexa de diferentes fatores e teve muitos efeitos elaborados tanto na vida medieval quanto em nossa sociedade moderna. Para ajudar os alunos a desvendar essas complexidades, este webinar explora uma variedade de ferramentas e fontes digitais que os professores podem usar nas salas de aula e nas aulas on-line. Ao aprender sobre as universidades medievais, os alunos também podem discutir instituições modernas – em particular, a relevância do ensino superior hoje.

Esta sessão da série de webinars “Usar Historiana para ensinar história de diferentes ângulos” foi apresentada por Gijs van Gaans em 15 de fevereiro de 2022. Esta é a segunda de um total de quatro sessões, com base nos conteúdos das Coleções Europeana na eActivity Construtor em Historiana . 

Causas da ascensão das universidades medievais

Durante o webinar, os participantes desempenharam o papel de estudantes universitários, que experimentariam o fascinante plano de aula de Gijs. A primeira questão que Gijs explorou com a turma foram as causas por trás do surgimento das universidades medievais europeias. Que necessidades essas universidades atendiam? – o anfitrião perguntou. Os 'alunos' enviariam suas respostas por meio de um portal digital chamado LessonUp.

Para enfrentar a questão, os participantes foram convidados a explorar várias fontes sobre os contextos históricos que cercam essas universidades. Gijs organizou as fontes usando a Discovering Tool do Historiana eActivity Builder, uma ferramenta que permite aos alunos visualizar as conexões entre diferentes fenômenos históricos.

Por exemplo, a fonte sobre as rotas comerciais europeias dos séculos 11 e 12, que descreve a prosperidade econômica da Europa naquela época, direcionaria os alunos para uma fonte sobre o crescimento das cidades europeias e os novos desafios da vida urbana. Essa fonte é então conectada a outra que descreve a necessidade de uma nova classe de profissionais capacitados, que ajudariam a enfrentar os desafios urbanos, cumprindo cargos na administração, instituições religiosas, legisladores, medicina,  entre outros. Por meio disso, os alunos compreenderão como diferentes processos históricos estavam ligados entre si e como esse vínculo resultou no surgimento das universidades medievais. 

Ao se envolver com esta ferramenta de descoberta, os alunos não apenas podem descobrir cada processo histórico em seu próprio ritmo, mas também estarão cientes da multiperspectividade da história. Gijs permitiu que os alunos escolhessem livremente entre três pontos de partida, cada um desvendaria uma explicação diferente para o surgimento das universidades. Segundo ele, as relações causais na história são sempre múltiplas. Em vez de fornecer uma narrativa única, os professores precisam permitir que os alunos observem um desenvolvimento histórico de diferentes ângulos e descubram todas as diferentes rotas que podem tê-lo causado.

Depois de identificar várias causas possíveis, os professores podem perguntar aos alunos: “Você pode decidir por si mesmo qual causa foi a mais importante?” A ferramenta de classificação no Historiana eActivity Builder é muito útil para esta pergunta. Quanto mais importante um aluno encontrar um fator, mais próximo ele poderá arrastar o fator para o centro dos círculos (veja a Imagem 2). Para incentivar a multiperspectividade, um participante levantou uma sugestão criativa: os professores podem repetir essa atividade de classificação várias vezes, cada vez pedindo aos alunos que se coloquem no lugar de um novo ator histórico. É mostrar que o significado histórico não é um fato, mas construído, e irá variar quando se trata de diferentes classes de pessoas.

Efeitos das universidades medievais na Europa

“Como a vida das universidades contribuiu para as sociedades e a cultura medievais?” é outra questão que Gijs queria discutir com a turma. Da mesma forma que a primeira pergunta, todos procurariam novamente as respostas explorando as Ferramentas de Descoberta. Várias interpretações foram dadas, nomeando diferentes elementos como o humanismo, a escolástica, o Renascimento, o nascimento das ciências, a melhoria da vida urbana e assim por diante. Gijs destacou em particular as consequências sobre a religião: embora no início a Igreja fosse central no currículo das universidades, foi paradoxalmente o pensamento crítico e a força intelectual nutridas por essas universidades que, eventualmente, levaram à fragmentação da Igreja.

Para elaborar a lógica por trás desse desenvolvimento, Gijs baseou-se em um fragmento de “In Praise of Folly” (1517) – uma obra satírica de Erasmus de Rotterdam. Os participantes foram solicitados a analisar o texto usando a Ferramenta de Anotação da Historiana – que é útil para os alunos trabalharem com fontes primárias. O texto revelou como o pensamento crítico de Erasmo e sua crítica à vida da Igreja medieval se fortaleceram. Assim, lendo Erasmus, os alunos podem compreender melhor como a educação universitária pode fomentar a crítica contra a Igreja.

Reflexões

Gijs propôs concluir a aula com uma sessão de reflexão, na qual os alunos relacionariam o tema com a sociedade moderna. Na Idade Média, a ascensão das universidades medievais melhorou a compreensão das pessoas sobre a vida humana, ajudou-as a lidar com novos desafios e promoveu o conhecimento e a pesquisa científica.

No entanto, o que vemos hoje, especialmente à luz da pandemia de Covid-19, é uma crescente desconfiança em relação à ciência  e uma crescente ameaça de desinformação. Quais são os valores da pesquisa e das atividades acadêmicas neste contexto contemporâneo? O que seria exigido das universidades de hoje? Devemos continuar investindo em educação (superior)? Essas são algumas questões que os professores podem discutir com seus alunos, para incentivá-los a olhar para as questões contemporâneas a partir de perspectivas históricas. 

 

Escrito por Phạm Thùy Dung com base na sessão online de Gijs van Gaans. Todas as imagens utilizadas são fornecidas pela coleção de fontes Europeana por meio de Historiana .

A sessão gravada deste webinar estará disponível em breve em nosso canal do YouTube!

Nossa próxima edição da série acontecerá no dia 22 de março . Ute Ackermann Boeros apresentará uma sessão sobre “ Pinturas da Vida Cotidiana ”. Você pode se inscrever para a sessão neste link: https://bit.ly/3K6Jo4b .

Disponível em https://euroclio.eu/2022/03/14/bologna-and-the-rise-of-medieval-universities-a-blog-post/