Detalhe da miniatura de um aluno lendo em seu quarto.
A Europa é o lar de muitas
das universidades mais antigas e renomadas do mundo. A primeira
instituição europeia deste tipo foi fundada em Bolonha no século XI, e logo foi
seguida por estabelecimentos semelhantes em Paris e Oxford, levando a uma ampla
rede de universidades em todo o continente. Hoje, as universidades
europeias recebem dezenas de milhões de estudantes todos os anos, vindos de
vários cantos do globo. Estas instituições têm desempenhado um grande
papel no desenvolvimento do ensino superior e da investigação, tanto à escala
europeia como internacional.
O ponto de partida deste
desenvolvimento – a fundação da Universidade de Bolonha e outras universidades
medievais – é, portanto, um fenômeno histórico significativo. Foi o
resultado de uma combinação complexa de diferentes fatores e teve muitos
efeitos elaborados tanto na vida medieval quanto em nossa sociedade
moderna. Para ajudar os alunos a desvendar essas complexidades, este
webinar explora uma variedade de ferramentas e fontes digitais que os professores
podem usar nas salas de aula e nas aulas on-line. Ao aprender sobre as
universidades medievais, os alunos também podem discutir instituições modernas
– em particular, a relevância do ensino superior hoje.
Esta sessão da série de
webinars “Usar Historiana para ensinar história de diferentes ângulos” foi
apresentada por Gijs van Gaans em 15 de fevereiro de 2022. Esta é a segunda de
um total de quatro sessões, com base nos conteúdos das Coleções Europeana na eActivity Construtor em Historiana .
Causas da ascensão das universidades medievais
Durante o webinar, os
participantes desempenharam o papel de estudantes universitários, que
experimentariam o fascinante plano de aula de Gijs. A primeira questão que
Gijs explorou com a turma foram as causas por trás do surgimento das
universidades medievais europeias. Que necessidades essas universidades
atendiam? – o anfitrião perguntou. Os 'alunos' enviariam suas
respostas por meio de um portal digital chamado LessonUp.
Para enfrentar a questão, os
participantes foram convidados a explorar várias fontes sobre os contextos
históricos que cercam essas universidades. Gijs organizou as fontes usando
a Discovering Tool do Historiana eActivity Builder, uma ferramenta que permite
aos alunos visualizar as conexões entre diferentes fenômenos históricos.
Por exemplo, a fonte sobre as
rotas comerciais europeias dos séculos 11 e 12, que descreve a prosperidade
econômica da Europa naquela época, direcionaria os alunos para uma fonte sobre
o crescimento das cidades europeias e os novos desafios da vida
urbana. Essa fonte é então conectada a outra que descreve a necessidade de
uma nova classe de profissionais capacitados, que ajudariam a enfrentar os
desafios urbanos, cumprindo cargos na administração, instituições religiosas,
legisladores, medicina, entre outros. Por meio disso, os alunos
compreenderão como diferentes processos históricos estavam ligados entre si e
como esse vínculo resultou no surgimento das universidades medievais.
Ao se envolver com esta ferramenta de
descoberta, os alunos não apenas podem descobrir cada processo histórico em seu
próprio ritmo, mas também estarão cientes da multiperspectividade da história. Gijs
permitiu que os alunos escolhessem livremente entre três pontos de partida,
cada um desvendaria uma explicação diferente para o surgimento das
universidades. Segundo ele, as relações causais na história são sempre
múltiplas. Em vez de fornecer uma narrativa única, os professores precisam
permitir que os alunos observem um desenvolvimento histórico de diferentes
ângulos e descubram todas as diferentes rotas que podem tê-lo causado.
Depois
de identificar várias causas possíveis, os professores podem perguntar aos
alunos: “Você pode decidir por si mesmo qual causa foi a mais importante?” A
ferramenta de classificação no Historiana eActivity Builder é muito útil para
esta pergunta. Quanto mais importante um aluno encontrar um fator, mais
próximo ele poderá arrastar o fator para o centro dos círculos (veja a Imagem
2). Para incentivar a multiperspectividade, um participante levantou uma
sugestão criativa: os professores podem repetir essa atividade de classificação
várias vezes, cada vez pedindo aos alunos que se coloquem no lugar de um novo
ator histórico. É mostrar que o significado histórico não é um fato, mas
construído, e irá variar quando se trata de diferentes classes de pessoas.
Efeitos das universidades medievais na Europa
“Como a vida das universidades
contribuiu para as sociedades e a cultura medievais?” é outra questão que
Gijs queria discutir com a turma. Da mesma forma que a primeira pergunta,
todos procurariam novamente as respostas explorando as Ferramentas de
Descoberta. Várias interpretações foram dadas, nomeando diferentes
elementos como o humanismo, a escolástica, o Renascimento, o nascimento
das ciências, a melhoria da vida urbana e assim por diante. Gijs destacou
em particular as consequências sobre a religião: embora no início a Igreja
fosse central no currículo das universidades, foi paradoxalmente o pensamento
crítico e a força intelectual nutridas por essas universidades que,
eventualmente, levaram à fragmentação da Igreja.
Para elaborar a lógica por
trás desse desenvolvimento, Gijs baseou-se em um fragmento de “In Praise of Folly”
(1517) – uma obra satírica de Erasmus de Rotterdam. Os participantes foram
solicitados a analisar o texto usando a Ferramenta de Anotação da Historiana –
que é útil para os alunos trabalharem com fontes primárias. O texto
revelou como o pensamento crítico de Erasmo e sua crítica à vida da Igreja
medieval se fortaleceram. Assim, lendo Erasmus, os alunos podem
compreender melhor como a educação universitária pode fomentar a crítica contra
a Igreja.
Reflexões
Gijs propôs concluir a aula
com uma sessão de reflexão, na qual os alunos relacionariam o tema com a
sociedade moderna. Na Idade Média, a ascensão das universidades medievais
melhorou a compreensão das pessoas sobre a vida humana, ajudou-as a lidar com
novos desafios e promoveu o conhecimento e a pesquisa científica.
No entanto, o que vemos hoje,
especialmente à luz da pandemia de Covid-19, é uma crescente desconfiança em
relação à ciência e uma crescente ameaça de
desinformação. Quais são os valores da pesquisa e das atividades
acadêmicas neste contexto contemporâneo? O que seria exigido das
universidades de hoje? Devemos continuar investindo em educação
(superior)? Essas são algumas questões que os professores podem discutir
com seus alunos, para incentivá-los a olhar para as questões contemporâneas a
partir de perspectivas históricas.
Escrito por Phạm Thùy Dung com base na sessão online de Gijs van
Gaans. Todas as imagens utilizadas são fornecidas pela coleção de
fontes Europeana por meio de Historiana .
A sessão gravada deste webinar estará disponível em breve em
nosso canal do YouTube!
Nossa próxima edição da série acontecerá no dia 22
de março . Ute Ackermann Boeros apresentará uma
sessão sobre “ Pinturas da Vida Cotidiana ”. Você pode se inscrever para a sessão neste link: https://bit.ly/3K6Jo4b .
Disponível em https://euroclio.eu/2022/03/14/bologna-and-the-rise-of-medieval-universities-a-blog-post/