quarta-feira, 18 de julho de 2018

O governo português e a sua visão de democracia e equidade




O governo continua a dizer, a teimar, a mentir...

Não há dinheiro para pagar a quem deve?

Não há dinheiro  para devolver o que retiraram injusta e descaradamente aos professores (9 anos e mais de 4 meses) e outros trabalhadores, mas há dinheiro para estas mordomias, estas elites financeiras, assim, despudoradamente, como se tudo isto fosse indispensável e absolutamente vital para o país.

Segundo anuncia o PÚBLICO de hoje, dezenas de altos quadros da empresa que herdou a gestão das dívidas do BPN têm ao seu dispor carros topo de gama, com várias regalias associadas, pagando o Estado a dois antigos responsáveis do núcleo duro de José Oliveira Costa um salário mensal em torno dos 12.600 euros.

“A empresa pública Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 “viaturas familiares” topo de gama, a quem paga ainda o combustível até 300 euros por mês, bem como seguros e parques de estacionamento. As conclusões constam da auditoria da Inspecção Geral das Finanças à Parvalorem, que identifica práticas salariais em linha com as que estavam em vigor no BPN, antes da nacionalização (...) existem situações que superam os 6700 euros que o Presidente da República aufere mensalmente (...) 67 trabalhadores levam para casa menos de 1500 euros e 64 recebem entre 1500 euros e três mil euros.  Os restantes 44 ex-bancários têm salários acima dos três mil euros: 29 auferem entre três mil e cinco mil euros; 13 entre cinco mil e 10 mil euros. E há dois casos que se destacam a superar os 10 mil euros. Trata-se do ex-administrador do BPN Armando Pinto, que na Parvalorem dirige os serviços jurídicos, e do ex-director de informática de Oliveira Costa, Carlos Venda, que Francisco Nogueira Leite manteve no cargo, ambos com vencimentos a rondar os 12.600 euros.”
... Sem falar dos perdões de dívidas de 159 milhões e em prejuízos anuais superiores a 100 milhões de euros!

Mais um caso a merecer a profunda reflexão dos eleitores.

Que dizem os partidos que têm “aguentado” este governo (o BE e o PCP)?

E o Presidente da República?

Onde pára a decência, a ética política e a transparência que tanto apregoam?

 Que revolta e que vergonha para a nossa democracia!





Nazaré Oliveira



Ler também https://www.publico.pt/2018/07/08/economia/noticia/estado-da-bonus-de-meio-milhao-a-antiga-equipa-de-oliveira-costa-no-bpn-1837244