sábado, 7 de julho de 2018

Deputados portugueses votaram a favor da crueldade e da tortura (touradas)



Sou contra a tortura, seja onde for e com quem for.
Num país que se diz humanista e desenvolvido, as touradas & afins não podem existir, no entanto, partidos houve que votaram pela continuação deste espetáculo abominável e sanguinário, demonstrando um insensibilidade atroz pelo sofrimento e pela dor causada a pobres animais que exploram e matam de forma cruel, premeditada, bem como, uma conceção de progresso e de Moral que me envergonha como cidadã e como pessoa.
Portugal é um país humanista?
Não, não é nem nunca será com a manutenção destas práticas, destes espetáculos, cínica e hipocritamente apoiados, inclusive, por uma certa Igreja Católica e por muitos católicos, muitos deles frequentadores da missa dominical, da Confissão e da Caridadezinha low cost e de outras práticas que mascaram completamente a verdadeira mensagem do Evangelho.
Muitos portugueses sempre tiveram muito jeito para se adaptar às circunstâncias, quando das mesmas podem retirar proveito, projeção ou ganhos. Quando se trata disso, vale tudo menos tirar olhos, e alguns, ao arrepio das mais elementares práticas cívico-humanistas que dizem defender na sua cartilha político-partidária e/ou na sua Profissão de Fé, vendem, se for preciso, a alma ao Diabo, para satisfação dos seus desejos mais recônditos e das suas frustrações e recalcamentos que despudoradamente escancaram, por exemplo, quando defendem, promovem e assistem a touradas e outros espetáculos de cruel assassinato de inocentes, vergonhosamente apoiados por gente que se apropria do Poder como se fosse seu, como é (foi) o caso daqueles deputados e deputadas que votaram na Assembleia da República contra a proposta abolicionista do PAN.
Vergonhoso. Inadmissível! Imperdoável”.
Sou contra a tortura, a crueldade, seja onde for e com quem for e, num país que se diz humanista e desenvolvido, as touradas & afins não podem existir, no entanto, a maioria dos ditos representantes do povo não pensaram assim.
Como referiu* André Silva, do PAN, afirmar que a tourada faz parte da identidade nacional é pretender que uma minoria da população que assiste a corridas de touros seja considerada mais “portuguesa” do que a grande maioria que não se revê neste tipo de espectáculos, o que é, no mínimo, desconcertante. A identidade de um povo cria-se a partir do que é pertença comum e não daquilo que nos divide, pelo que forçar a identidade tauromáquica à população portuguesa é ofensivo e contraproducente para uma desejada unidade nacional.

Vergonhoso. Vergonhoso e imperdoável o que aconteceu na dita "casa da democracia": o projecto do PAN para a abolição das touradas foi chumbado com os votos contra do PS, PCP, PSD, CDS e do deputado Carlos Matias do BEe com os votos a favor do Bloco de Esquerda, do Partido Ecologista Os Verdes, de oito deputados socialistas e a abstenção de outros 12.

Continuaremos a luta, a luta por um país e um mundo melhor, onde a harmonia entre todos os seres exista, contra a mediocridade moral e política que nos tem governado e contra o atraso civilizacional que nos provoca.

Um país não se vê e não se mede só pelos números, estatísticas, economia e finanças. Um país, verdadeiramente, vê-se pela forma como incentiva, motiva e promove a Educação Cívica, a Cidadania ativa e exigente, a Ética e a Moral Política e a formação para os valores e Direitos Humanos.

Nas eleições, ajustarei contas com essa gente sádica e cruel. Eu e os milhares de abolicionistas portugueses.



Nazaré Oliveira






Para mais leituras: