domingo, 9 de abril de 2017

Vandalismo estudantil em Espanha



O DN de 9 deste mês noticia que 1.000 finalistas portugueses foram expulsos depois de causarem danos de "milhares de euros", segundo a polícia espanhola. 
Destruíram azulejos, atiraram colchões pelas janelas, esvaziaram extintores nos corredores do hotel e largaram uma televisão dentro de uma banheira. Este terá sido o cenário de destruição deixado no hotel Pueblo Camino Real, em Torremolinos, no sul de Espanha, depois da passagem furacão de mil estudantes finalistas portugueses que ali estavam hospedados.

Claro, foram postos fora do país na sexta-feira e no sábado!

Segundo aquele jornal, e nós sabemos que situações destas já ocorreram com estudantes finalistas em Espanha, em 2006 aconteceu um episódio da mesma gravidade numa unidade hoteleira em Palma de Maiorca, tendo os ditos estudantes sido expulsos, imagine-se, no seu segundo dia de estadia!

“Mau comportamento associado ao consumo excessivo de álcool e as incivilidades nas unidades hoteleiras onde estavam alojados terão ultrapassado os limites", adiantou a comissária Cláudia Andrade, da Direção Nacional da PSP.

Imbecilidades, digo eu, falta de educação e de civismo.
A educação começa e dá-se em casa. Desde o berço. Não venham, agora, criticar as escolas e os professores. Uma vergonha!

Fazem passeio de finalistas para isto? Para destruir o que vêem, para se embriagarem e fazerem o que lhes dá na cabeça, para desrespeitarem as regras, para se armarem em valentões ou valentonas de caca? Uma vergonha! 

Não têm educação, não têm princípios, não sabem comportar-se como deve ser e, muitos deles, seguramente, nem na sala de aula nem aqui! Uma vergonha!

Punição rápida e pesada para a canalhada que isto fez, a aplicar tanto pelas autoridades judiciais como pelas escolas nas quais estes vândalos estão matriculados. 


Nazaré Oliveira