sábado, 30 de março de 2013

Via Sacra

“Ecce Homo”( Portugal, 2ª metade do século XVI)
“Ecce Homo”( Portugal, 2ª metade do século XVI)


 
Bual
  
 
Portinari
 
Luiz Carlos de Andrade Lima

Aldo Locatelli  

Via Sacra (Buçaco)


Bual
  
Miguel Ângelo

  




Duro caminho de chegar à morte!
E dura condição
De ser nele,
Como eu,
Conjuntamente o Cristo e o Cireneu!

Condenado,
Açoitado,
...
A cair
E a sangrar
Sob o peso do lenho,
Se me quero sentir humano e ajudado,
O recurso que tenho
É cantar como um carro carregado.

É pedir a coragem dos meus passos
À força dos meus versos.
Versos que são apenas o sudário,
Solidário
E crispado,
Do meu rosto de carne, desenhado
No chão da caminhada.
Como ajuda que desse ao próprio corpo

A sombra por ele mesmo projectada.

 
 
 
in Miguel Torga - Antologia Poética, Publ. D. Quixote, pg. 197.